Metodologia para PROPÓSITO DE EMPRESAS

Metodologia para PROPÓSITO DE EMPRESAS

ALINHAMENTO DE PROPÓSITO

Por Jomara Fernandes

O encontro do propósito pessoal com o propósito corporativo potencializa a motivação, o engajamento e a realização individual, ao mesmo tempo que fortalece a eficiência e o impacto da organização como um todo.

Em um mundo em constante transformação, onde a busca por significado e propósito tem se tornado uma prioridade, cada vez mais pessoas estão em busca de conexões mais profundas e significativas em suas vidas, trabalho e ações.

Nesse contexto, o tema do propósito emerge como uma poderosa ferramenta para orientar e impulsionar a jornada individual.

À medida que as pessoas começam a ressignificar o trabalho e a se questionar sobre o impacto que desejam causar, um movimento de conscientização sobre as próprias escolhas e direcionamentos ganha força e desafia as empresas a repensar sua razão de existir e a encontrar um propósito genuíno.

E quando propósitos individuais e corporativos encontram pontos em comum, eles se potencializam, criando uma sinergia que transforma tanto a vida dos indivíduos quanto o sucesso das organizações. À medida que essa convergência de propósitos se fortalece, abre-se um mundo de possibilidades, onde o trabalho se torna mais significativo, as ações mais impactantes e a vida
mais plena.

PROPÓSITO PESSOAL

Você já deve saber que nós, na Purpose Mining, definimos propósito como a expressão da singularidade de um ser, ao
se desenvolver e prosperar ao mesmo tempo que contribui para o meio que faz parte. Para compreender e acessar essa singularidade, o caminho fundamental é o autoconhecimento.

Esse mergulho interno, nas profundezas de quem somos, visa acessar aspectos da nossa identidade, virtudes, valores, necessidades, dores, comportamentos e competências. Esses elementos, quando elucidados e combinados, torna-nos mais conscientes da nossa singularidade e, consequentemente, encontramos o propósito que nos impulsiona.

Image

Esse é apenas o primeiro passo, pois manter-se conectado ao propósito pessoal é um exercício contínuo de autoconsciência sobre as escolhas que fazemos e o impacto que causamos. É uma jornada de autodescoberta constante, em que buscamos alinhar nossas ações e decisões com o propósito que nos guia.

Quando estamos em conexão com nosso propósito pessoal, experimentamos diversos benefícios em nossa vida. Sentimos uma maior sensação de significado e realização, pois estamos alinhados com nossos valores e direcionados para uma causa maior.

O propósito nos inspira a ir além dos desafios, persistir diante das adversidades, buscar constantemente o autodesenvolvimento e contribuir positivamente com o mundo ao nosso redor. Além disso, ele traz clareza e direcionamento para nossas escolhas e ações, ajudando-nos a definir metas e objetivos alinhados com nossa essência. Essa conexão profunda fortalece nossa autoconfiança, pois sabemos que estamos seguindo um caminho autêntico e alinhado com quem realmente somos.

O PROPÓSITO CORPORATIVO

As empresas, assim como cada indivíduo, também possuem sua singularidade, e esta é encontrada em sua cultura organizacional. Dessa forma, o propósito de uma empresa é a expressão de sua singularidade ao se desenvolver e prosperar, ao mesmo tempo em que contribui para o meio em que está inserida.

O propósito corporativo vai além de uma simples declaração de intenções. Ele permeia a essência da empresa, guiando suas ações, impactando a sociedade e criando um diferencial significativo.

Quando a singularidade da empresa é descoberta e expressa em seu propósito, ela se torna capaz de realizar transformações positivas no mundo e construir um futuro mais sustentável.

Image

Quando o propósito de uma empresa está presente em sua cultura organizacional quer dizer que, em alguma medida e em certos aspectos, as pessoas que fizeram e fazem aquela organização compartilham de valores, crenças, comportamentos e práticas que permeiam a empresa, e que refletem a identidade desta e sua forma de atuação no mundo.

Ao declarar e promover o seu propósito, a empresa fortalece os aspectos culturais que o sustentam, resultando em uma vivência mais intensa de valores, crenças, comportamentos e práticas por parte dos colaboradores. Essa vivência permeia o ambiente físico, os sistemas, os processos de trabalho, as formas de liderança e de relacionamentos, a comunicação e a estratégia.

É neste ponto que entram as reflexões sobre o alinhamento entre propósito pessoal e propósito corporativo.

ALINHAMENTO ENTRE PROPÓSITO PESSOAL E PROPÓSITO CORPORATIVO

Compreendemos que tanto o propósito pessoal quanto o propósito corporativo são elementos poderosos por si só, capazes de impulsionar e transformar indivíduos e organizações. No entanto, quando esses propósitos encontram pontos em comum e se alinham, ocorre uma convergência que transcende a simples soma das partes.

Quando os indivíduos encontram conexão entre seu propósito pessoal e o propósito da empresa que estão inseridos, experimentam um senso de significado e direção em suas atividades diárias.

Image

Isso resulta em maior engajamento, motivação intrínseca e satisfação no trabalho. Os colaboradores sentem que suas contribuições são valiosas e fazem parte de algo maior do que
eles próprios.

Esse alinhamento também fortalece a identidade dos colaboradores. Eles se tornam mais conscientes de seus valores, habilidades e paixões, o que influencia positivamente seu crescimento pessoal e profissional. Ao trabalhar um ambiente que respeita e incentiva o desenvolvimento individual, os colaboradores se sentem mais realizados e encorajados a alcançar seu pleno potencial.

Pode-se acrescentar a isso o fato do alinhamento entre propósito pessoal e propósito corporativo promover um senso de coesão e colaboração no ambiente de trabalho. Os colaboradores se sentem parte de uma equipe que compartilha uma visão comum e trabalha em harmonia para alcançar metas compartilhadas. Esse senso de unidade fortalece a cultura organizacional, promove a confiança e a comunicação efetiva entre os membros da equipe.

Os benefícios também se estendem às organizações, pois colaboradores engajados e alinhados com o propósito corporativo tendem a ser mais produtivos, criativos e inovadores.

Eles estão dispostos a ir além de suas tarefas diárias para contribuir com ideias e soluções que impulsionam o crescimento e a excelência da empresa.

Ademais, uma organização que demonstra, por meio do engajamento dos seus colaboradores, um compromisso genuíno com o propósito, inspira confiança e atrai talentos de alta qualidade. Sua imagem e reputação são fortalecidas fazendo com que clientes, investidores e parceiros comerciais sejam mais propensos a se identificar e se envolver com ela.

Dessa forma, o alinhamento entre propósito pessoal e propósito corporativo é crucial para promover um ambiente de trabalho saudável e próspero. Por ser tão importante que ocorra esse alinhamento, é preciso explorar os motivadores que fazem com que um indivíduo se engaje ao propósito de uma empresa, querendo contribuir para sua realização, as vezes até assumindo-o como seu.

MOTIVAÇÕES PARA O ENGAJAMENTO AO PROPÓSITO ORGANIZACIONAL

O engajamento com o propósito de uma organização pode ser impulsionado por uma variedade de motivações que refletem as necessidades e aspirações individuais dos colaboradores. Essas motivações são influenciadas por fatores intrínsecos e extrínsecos, que se combinam para criar um senso de conexão e significado.

Image
Uma das motivações mais comuns é a identificação pessoal. Que é quando o propósito da organização ressoa com as próprias convicções e aspirações do indivíduo, deixando-o mais propenso a se sentir motivado e envolvido em contribuir para sua realização.

Também, em virtude da necessidade intrínseca das pessoas de se sentirem úteis e de fazerem a diferença no mundo, o propósito organizacional pode oferecer esse senso de significado e sentido ao trabalho.

Outra motivação importante é quando uma empresa vive e pratica seu propósito de forma genuína, isso cria um ambiente de confiança e respeito que atrai as pessoas valorizam a integridade e a coerência, gerando nelas uma sensação de estabilidade e confiança.

As oportunidades de fazer a diferença são também uma poderosa motivação para o engajamento com o propósito corporativo. Isso acontece quando os colaboradores veem que seu trabalho contribui para um impacto positivo na sociedade, no meio ambiente ou em outras esferas relevantes. Além de se sentirem valorizados e inspirados, saber que seus esforços estão ajudando a criar um mundo melhor ou a resolver problemas significativos estimula a motivação intrínseca para o envolvimento com o propósito da organização.

O engajamento com o propósito corporativo também pode ser impulsionado pelo senso de comunidade e pertencimento. Quando uma empresa, por meio do seu propósito, cria um ambiente que promove a colaboração e a cooperação entre os trabalhadores, gera um sentimento de pertencimento a um grupo coeso, onde todos compartilham de um objetivo comum.

Por fim, o propósito de uma empresa pode inspirar e estimular os colaboradores a se superarem, buscar o autodesenvolvimento e encontrar soluções criativas para os desafios que surgem no caminho. A busca pela realização do propósito da organização pode impulsionar o crescimento pessoal e profissional, permitindo que os colaboradores desenvolvam novas habilidades, ampliem sua visão de mundo e alcancem seu pleno potencial.

De forma geral, o engajamento com o propósito de uma organização é motivado por uma variedade de fatores intrínsecos e extrínsecos. A identificação pessoal, o sentido de significado e realização, a autenticidade e congruência, as oportunidades de fazer a diferença, o senso de comunidade e pertencimento, e os desafios e crescimento pessoal são algumas das motivações que levam as pessoas a se envolverem com o propósito de uma organização.

Compreender essas motivações e criar um ambiente que as promova é essencial para estimular o engajamento e maximizar o potencial dos colaboradores em prol do propósito corporativo.

ESTRATÉGIAS DE ENGAJAMENTO AO PROPÓSITO CORPORATIVO

Desenvolver o engajamento ao propósito corporativo requer esforços contínuos e integrados por parte das empresas. Esses esforços, empreendidos principalmente pela liderança e pelas áreas de desenvolvimento organizacional, gente e cultura, visam promover a cultura organizacional para que esta traga para o dia a dia da empresa práticas fortalecedoras.

Image

É fundamental que a comunicação seja transparente, consistente e que permita que os colaboradores compreendam a importância do propósito e como suas contribuições individuais se encaixam no quadro geral. Os líderes têm papel crucial, tanto sendo modelos de comportamento, demonstrando autenticidade e comprometimento com o propósito da empresa, quanto fomentando à participação e autonomia dos colaboradores para que eles participem ativamente da definição e implementação do
mesmo.

As estratégias de desenvolvimento dos colaboradores devem fornecer oportunidades de de crescimento, permitindo que eles expandam suas habilidades e contribuam de forma mais significativa para a realização do propósito da empresa. Ao mesmo tempo devem haver políticas e práticas de reconhecimento e recompensa relacionadas ao tema.

As novas contratações devem levar em conta o propósito corporativo e a promoção de uma cultura inclusiva e diversificada, em que a diversidade de ideias, perspectivas e experiências permitam que a empresa tenha uma abordagem mais abrangente na busca pela realização do seu propósito, além de criar um senso de pertencimento e motivação entre os colaboradores. E claro que, em se tratando que cultura, é preciso que haja monitoramento e avaliação contínua.

Esses são apenas alguns exemplos de estratégias para engajamento do colaborador ao propósito da empresa. Porém, como cada empresa é singular, as melhores práticas serão aquelas que mais se encaixam à realidade interna e externa de cada organização.

NOSSA ESTRATÉGIA PREFERIDA

O alinhamento de propósitos pessoal e corporativo é uma estratégia que busca encontrar o ponto comum entre a singularidade e os anseios dos colaboradores e da empresa. Essa abordagem reconhece que as pessoas estão mais propensas a se conectar com o propósito corporativo quando encontram uma conexão significativa com seu próprio propósito pessoal e têm a oportunidade de desenvolvê-lo por meio do trabalho que realizam.

Image

Para que esse alinhamento aconteça, é fundamental que as empresas estimulem seus colaboradores a descobrir e se conectar com seu propósito pessoal.

Isso envolve um interesse genuíno por parte da liderança em compreender e apoiar a expressão do propósito individual de cada membro da equipe, bem como o seu próprio.

Essa estratégia se baseia na premissa de que o aprendizado do propósito não é apenas teórico, mas sim algo que precisa ser vivenciado e experimentado.

Os colaboradores precisam sentir a força e a conexão do propósito em si mesmos para que possam se conectar de forma autêntica ao propósito corporativo.

Após sua descoberta pessoal, os colaboradores são incentivados a identificar em seu trabalho as oportunidades para desenvolver o seu propósito ao mesmo tempo em que contribuem para o da organização. Isso significa encontrar um ponto de convergência onde suas habilidades, talentos e paixões possam ser direcionados para impulsionar o propósito da empresa.

Quando o alinhamento entre propósito pessoal e corporativo é alcançado nessa dimensão, o engajamento dos colaboradores ocorre de forma natural e genuína. Eles passam a agir com um nível de consciência elevado, onde a conexão de propósitos, o senso de equipe e a colaboração se tornam fontes de grande potência e inspiração. A sinergia de esforços é fortalecida, assim como o sentimento de autonomia e protagonismo, levando a uma maior valorização e sentido para o trabalho realizado.

Em última análise, o alinhamento de propósito pessoal e corporativo é uma estratégia que reconhece a importância de conectar indivíduos e empresas a partir de sua singularidade e impacto positivo no mundo. Ao promover essa conexão as empresas criam um contexto em que o engajamento é impulsionado, a sinergia é maximizada e o trabalho ganha um sentido mais profundo e significativo para todos os envolvidos.

5 DICAS PRECIOSAS

DICAS PARA EMPRESAS SEM PROPÓSITO

01
Proporcione aos colaboradores a oportunidade de descobrir e se conectar com seu propósito pessoal.
02
Descubra seu propósito corporativo em sua cultura organizacional, com participação dos seus colaboradores.
03
Capacite seus líderes para serem fomentadores do propósito organizacional.
04
Comunique internamente sobre o propósito - tanto o da empresa quanto os propósitos individuais dos colaboradores.
05
Siga as dicas para EMPRESAS COM PROPÓSITO.

5 DICAS PRECIOSAS

DICAS PARA EMPRESAS COM PROPÓSITO

01
Proporcione aos colaboradores a oportunidade de descobrir e se conectar com seu propósito pessoal.
02
Auxilie seus colaboradores a identificar como seu propósito pessoal pode potencializar o propósito da empresa e vice-versa.
03
Capacite sua liderança para ser composta por líderes que atuam com propósito.
04
Comunique externamente o propósito da empresa e estabeleça conexões com ecossistemas que possam ampliar sua atuação.
05
Celebre as realizações que contribuem para um mundo com mais propósito.

Olá!
Eu sou a Jomara Fernandes.

Quero saber sua opinião, participe do blog e para não perder nenhuma novidade. Inscreva-se na nossa newsletter e fique por dentro de todas as novidades do mercado de desenvolvimento humano.

Image

Artigos semelhantes

Image

Envie sua dúvida a qualquer momento. Fale com nosso time comercial no WhatsApp ou envie um formulário pela página de contato.

Construa líderes diferenciados com base nos 4 pilares da inteligência Humana. Entre em contato agora mesmo para agendar uma reunião com nossa equipe!

0
Shares